Faça o teste do olfato para saber se diminuiu a sua sensação de sentir cheiro

Você percebeu alteração

e/ou diminuiçāo do seu olfato?

 

Você deve ter visto nos noticiários que um dos principais sintomas do Covid 19 é a alteração no olfato associado também a alteração no paladar.

Existem duas situações que podem ser:

  • hiposmia quando ocorre uma diminuição na percepçāo do cheiro
  • anosmia ou seja você nao sente cheiro algum

Alem do covid, outras doenças podem provocar este sintomas: desde a rinite, resfriados, gripes  e traumas na cabeça e nariz.

Além disto, pode ocorrer a cacosmia que é quando sentimos um cheiro ruim, decorrente por exemplo a uma presença de uma secreção no nariz quando se tem, por exemplo, uma sinusite.

Geralmente, um distúrbio no olfato é decorrente a uma alteração nas estruturas no nariz, principalmente no nervo olfatório que é o responsável pelo olfato. Ele pode estar com suas fibras destruídas como em um trauma ou inchadas como geralmente acontece em uma infecção viral.

O covid é uma situação diferente, os pacientes tem percebido que a alteração do olfato tem sido muito abrupta, e na maioria das vezes os sintomas retornam em semanas até em meses. Por isto é importante tendo sintomas no nariz, procurar logo um otorrino para ele te indicar um tratamento.

Vou te ensinar agora como fazer hoje mesmo um teste para você realizar em casa e avaliar como está a qualidade do teu olfato

Primeir pegue uma

Régua de 30 cm

Um chumaço de algodāo

E um frasco de álcool 70

Antes de começar, chame alguém para te ajudar, pois você precisará estar com os olhos fechados. Coloque a régua no modo em que ela fique com o número zero (0) embaixo do seu nariz e número 30 próximo do seu peito ou seja ela fique em pé.

O algodão que já está com embebido com 3 gotas de álcoo, deve ficar em posiçāo próximo do número 30, E com os olhos fechados, você deve analisar em que distancia da régua você consegue sentir o cheiro deste álcool que está no algodāo.

Se nāo conseguir, pode ir subindo o algodão com álcool de forma que a cada respiraçāo, você suba lentamente um cm da régua, conforme a necessidade. Se passou dos 15 cm, ou seja cada vez mais próximo está do seu nariz, provavelmente seu olfato esta comprometido.

Veja o vídeo abaixo em que te mostro como realizar em casa e se apresentou alteraçāo veja este outro artigo que explico como recuperar o seu olfato.

Dr. Paulo Mendes Jr. | Otorrinolaringologista 📍Centro de Rinite do Hospital IPO – Av. Rep. Argentina, 2069 – Água Verde, Curitiba – PR.

 ☎ (41)3093-9796 (41)3314-1500

 Agende uma consulta com o Dr. Paulo pela internet: http://bit.ly/2MjXSmB

Conheça minhas outras mídias sociais:

📸Instagram: https://www.instagram.com/drpaulomendesjr.otorrino

💻Youtube: https://www.youtube.com/c/DrPauloMendesJrOtorrinoemCuritiba?sub_confirmation=1

 Facebook : https://www.facebook.com/drpaulomendesjr.otorrino

💡Meu Site: https://www.otorrinoemcuritiba.com

📱Telegram:https://t.me/s/Dr_Paulo_Mendes_Jr_Telegram

🎙Podcast: OtorrinoCast no Spotify, Apple Podcast, Deezer

📟 Deezer: https://www.deezer.com/show/927392

📻Spotify: OtorrinoCast: Dicas de saúde para o seu ouvido, nariz e garganta

OtorrinoCast: Dicas de saúde para o seu ouvido, nariz e garganta

#otorrinoemcuritiba #testedocovid #testedoolfato #perdioolfato #alteraçaonoolfato #alteracaonopaladar #perdiopaladar #otorrinolaringologistaemcuritiba #drpaulomendesjr #hospitalipo



AGENDE SUA CONSULTA
Abrir Whatsapp
1
Agende sua consulta
Clique abaixo para saber mais detalhes pelo WhatsApp.