Tratamento para Ouvido Tampado em Curitiba

Ouvido tampado em Curitiba: saiba quais são as 10 principais causas e tratamentos

A sensação de ouvido tampado costuma aparecer quando estamos voando de avião ou praticando mergulho. Porém, nessas situações ela costuma desaparecer em alguns segundos.

Quando o ouvido parece entupido em situações distintas a essa e é acompanhada de outros sintomas, como dor e coceira, é necessário ter mais atenção. Por esse motivo, neste texto vamos apresentar quais são as 10 causas mais comuns da sensação e qual tratamento mais adequado para cada uma.

Entrada de água

A entrada de água pode ocorrer durante o banho ou na entrada de piscinas e mar. Quando isso acontece, o problema pode ser acompanhado de secreções no ouvido e pode até mesmo levar a perda da audição. Para tratar a dor causada pela entrada de água, a pessoa pode combinar o uso de anti-inflamatórios com bolsa de água morna no local. Além disso, é preciso retirar a água do ouvido ao inclinar a cabeça para baixo.

Síndrome de Ménière

Essa doença relativamente rara afeta o ouvido interno e causa não somente o ouvido entupido, mas também outros sintomas como a perda de audição, zumbido constante e tonturas. Não se sabe ao certo qual a sua causa específica, por isso ela não tem cura. Entretanto, a síndrome de Ménière pode ser tratada com remédios que ajudam a diminuir os sintomas.

Infecção de ouvido

A otite (infecção de ouvido) é uma das causas mais comuns da sensação de ouvido entupido. Durante a infecção, o canal auditivo fica inflamado e assim causa a dificuldade da passagem de sons até o ouvido interno. Para tratamento da otite, é indicado o acompanhamento com o otorrinolaringologista que indicará o tratamento com spray para diminuir as inflamações.

Bruxismo

O bruxismo é caracterizado por alterações no nível da mandíbula que causam não somente a sensação de ouvido entupido, mas também o ranger dos dentes e possíveis contrações involuntárias nos músculos da mandíbula. Caso o bruxismo seja a causa da dificuldade de ouvir, o ideal é consultar o dentista para entender qual o tratamento adequado, normalmente ele indica placas de bruxismo para dormir.

Colesteatoma

Esse problema pouco comum pode aparecer em pessoas que tem infecções frequentes. Nesses casos, o canal auditivo tem crescimento anormal de pele no seu interior. Para melhorar o quadro, o otorrinolaringologista pode realizar uma pequena cirurgia para retirar o excesso de pele.

Resfriado

Durante um resfriado, o nariz fica obstruído devido às secreções o que impede a circulação de ar e torna o ouvido entupido. Para lidar com esse problema, o ideal é cuidar do nariz entupido realizando inalações de vapores, tomar banhos e bebidas quentes.

Labirintite

A labirintite não somente causa o ouvido entupido, mas também gera intensas tonturas, zumbidos no ouvido, perda de equilíbrio e diminuição temporária da audição. Ela não tem cura, porém durante as crises de labirinte, o médico poderá indicar remédios que auxiliem na melhora da qualidade de vida do paciente.

Diferença de pressão

Quando há mudança de altitude (em um avião, ou quando estamos no topo de uma montanha), a pressão do ar diminui e assim surge a sensação de ouvido entupido. Nesses casos é muito comum também sentir dor de ouvido. Para que a situação melhore, a pessoa pode respirar pela boca assim que o avião decola ou ainda bocejar ou mastigar chicletes.

Acúmulo de cera

Esse é um dos casos mais comuns da sensação de ouvido entupido. Isso porque, embora a cera seja produzida naturalmente pelo corpo, ela pode acabar entupindo o canal auditivo e assim causar o desconforto. Para melhorar o quadro, o ideal é realizar limpezas de ouvido para retirar o excesso de cera.

Quer saber como limpar adequadamente o ouvido e evitar o acúmulo de cera? Então não deixe de acessar o nosso texto: Limpeza de ouvido: saiba para que serve, quais os riscos e quando fazer

Água no ouvido

Durante o banho ou o uso de piscina, a água pode entrar no ouvido e assim causar infecções que causam a sensação de ouvido entupido. Para melhorar a sensação, o ideal é retirar o acúmulo de água do ouvido ao inclinar a cabeça para o lado do ouvido entupido.

Objetos no canal auditivo

Ao tentar limpar o ouvido com objetos como as hastes flexíveis a pessoa pode acabar obstruindo ainda mais o canal auditivo. Isso acontece porque pode-se desprender um pouco de algodão da haste. Para melhorar a situação, é primordial ir até o otorrinolaringologista para que ele faça a remoção do objeto.

Ao longo deste texto apresentamos as 10 causas mais comuns do ouvido tampado. Dissemos que quando a sensação de ouvido entupido é acompanhada de sintomas como coceira intensa, dor, vertigens ou febre, é necessário ter atenção ao problema. Sendo assim, explicamos qual tratamento adequado para cada um dos problemas apresentados.

Gostou do conteúdo deste texto? Então não deixe de acessar outros artigos do nosso site!

Sinusite

A rinossinusite é a inflamação dos canais nasais e pode não somente afetar o nariz, mas também causar dores de cabeça e ouvido. Ela normalmente é provocada por alergias, infecções por vírus, fungos e bactérias. Para tratamento do problema, podem ser realizadas lavagens do nariz com soro fisiológico a fim de remover as secreções nasais. Além disso, em alguns casos é preciso o uso de medicamentos prescritos por médicos.

Nascimento do siso

Quando os sisos começam a nascer, podem acontecer infeções e inflamações próximo à articulação da mandíbula. Assim, as dores de dente podem também afetar o ouvido. Para tratamento, não é necessário nenhum medicamento específico somente o uso de bolsas de água morna e analgésicos que aliviarão a dor. Além disso, em alguns casos é necessária a extração do siso.

AGENDE SUA CONSULTA
Abrir Whatsapp
1
Agende sua consulta
Clique abaixo para saber mais detalhes pelo WhatsApp.