Teste Cutâneo em Curitiba (Teste de alergia para Rinite)

Testes cutâneos: saiba mais sobre esse exame

Os testes cutâneossão exames realizados na pele para diagnosticar alergias. Eles são capazes de identificar alergias alimentares, cutâneas ou respiratórias. Quando se trata de alergias respiratórias ele é especialmente indicado.

Quer entender mais esses exames? Neste texto vamos explicar quais são os tipos de testes e quais alergias podem ser identificadas com eles. Logo depois, mostraremos como eles são realizados. Confira.

O que são os testes cutâneos?

Como já foi dito, os testes alérgicos são realizados para diagnosticar a existência de algum tipo de alergia, que pode ser alimentar, cutânea, a medicamentos ou respiratória. Assim como o próprio nome diz, eles são realizados na pele do paciente.

Quais são os tipos de testes cutâneos?

Os testes podem ser classificados em três tipos conforme veremos adiante:

Testes intradérmicos

Nesse tipo de teste, são injetadas no paciente pequenas quantidades do medicamento ou do veneno himenóptero diluído. Depois, são aumentadas as quantidades progressivamente até que o resultado seja positivo ou atingir a concentração máxima não-irritativa.

Testes por picada

Neste tipo de teste, o alérgeno é aplicado sobre a pele do braço e depois é aplicada uma picada leve no local da gota. Se aparecerem alterações na pele em até 15 minutosé identificada a alergia. Esse teste é muito utilizado para identificar alergias alimentares e à medicamentos.

Testes epicutâneos

Nesta modalidade, são aplicados adesivos que ficam colados nas costas durante 48 horas. Com eles é possível analisar dermatites de contato e algumas reações tardias a medicamentos.

Que tipos de alergias são testadas?

As alergias identificadas com os testes são de três tipos: as alergias respiratórias, as alimentares e as alergias a medicamentos. Confira:

Alergias respiratórias

É muito comum a aplicação dos testes cutâneos para identificação de doenças respiratórias. As mais comuns de serem identificadas:

Rinite alérgica

Essa alergia muito comum é uma inflamação das mucosas da cavidade nasal. Ela acontece quando o sistema imunológico tem uma reação exagerada a partículas de ar, sendo que a sua principal causa é a poeira e a poluição presente no ambiente.

Para identificar a rinite alérgica, é possível a realização de testes alérgicos na pele. Posteriormente, o médico indicará qual o melhor tratamento para a inflamação. Saiba mais sobre a doença no texto: Saiba o que é rinite, quais são suas causas e diferenças entre rinite alérgica e não alérgica.

Alergias alimentares

Ao contrário dos testes de alergias respiratórias, não é feita uma bateria de exames para identificação das alergias alimentares. Na maior parte dos casos, eles conseguem identificar as alergias. Porém, em alguns casos eles podem apresentar um falso positivo. Por isso, o ideal é que os resultados sejam acompanhados de perto por um Alergologista.

Alergias a medicamentos

Para detectar alergias a medicamentos, normalmente são realizados os testes intradérmicos de leitura imediata. Em alguns casos os testes apresentam resultados negativos, mesmo que o paciente apresente alergia ao medicamento, nesses casos é necessário diagnóstico mais preciso do médico.

Asma

Essa é uma doença crônica das vias aéreas causada pelas mesmas substancias que geram a rinite alérgica. Porém, essa doença é mais grave e tem sintomas mais preocupantes, como exemplo a falta de ar.

Essa doença é muito comum e pode ser identificada por meio dos testes alérgicos. Logo após o diagnóstico, o médico indicará qual o melhor tratamento para o paciente que tem asma.

Quem pode fazer os testes?

Não há restrições de idade para a realização dos testes alérgicos. Desde os primeiros meses de vida, até os pacientes idosos podem realizar os testes se houverem suspeitas de alergias.

Para realização do teste, é preciso suspender todos os medicamentos antialérgicos um dia antes do exame. Além disso, não é preciso realizar nenhum tipo de preparação prévia. A duração do teste depende do seu tipo, como exemplo os intradérmicos demoram entre 15 e 20 minutos. Já os epicutâneos demoram entre 48 e 72 horas.

Ao longo deste texto explicamos tudo sobre os testes cutâneos. Explicamos quais são os três tipos de testes mais realizados (picada, epicutâneos ou intradérmico). Além disso, mostramos que é possível diagnosticar várias alergias com esse teste, desde alergia à medicamentos, como alimentares e respiratórias. Depois, mostramos quem são as pessoas que podem fazer esse procedimento e como ele é realizado.

Gostou de entender mais sobre esse assunto? Então não deixe de acessar outros artigos do nosso site!

teste de alergia para rinite

É pesquisado desde alergia a ácaros (poeira doméstica, pó), fungos (bolor, mofo), gramíneas (pó, grama, mato), animais (cão, gato), insetos (barata, mosquito) e alimentos (leite, crustáceos, ovos e trigo).

Realizado com dois a três carimbos o qual não provocam dor e o resultado sai por volta de 20 minutos.

Pode ser feito em crianças pequenas como também adultos.