Tratamento da Adenoide em Curitiba
Adenoide: o que é, sintomas e quando retirar.
Adenoide são dois pequenos aglomerados de tecido linfoide localizados na parte de trás do nariz e acima da garganta. Eles são uma forma de proteção e defesa do organismo contra a entrada de vírus, bactérias e partículas aéreas no organismo. Porém em alguns casos, ela pode causar problemas e precisa ser retirada por meio de uma cirurgia.
Quer entender mais sobre esse problema? Neste texto vamos explicar tudo sobre o problema. Primeiramente, explicaremos com mais detalhes em que consiste esses dois pequenos aglomerados. Depois, explicaremos quais são os sintomas e quando a cirurgia é indicada. Por fim, mostraremos como é feito o procedimento e o pós-operatório.
O que é adenoide?
Como já foi dito anteriormente, a adenoide é o nome dado a dois pequenos aglomerados de tecido linfoide localizados na parte de trás do nariz e acima da garganta. Ela não necessariamente apresenta problemas para a saúde, pois sua função é proteger o organismo contra bactérias, vírus e partículas aéreas.
Porém,é durante a infância que os maiores problemas podem aparecer. Isso porque ela começa a crescer aos dois anos e em seu pico de crescimentopode obstruir a passagem de ar pelo nariz. Outro problema relacionado a esses dois pequenos aglomerados, pode ser a adenoidite, uma infecção bactéria ou viral da região que pode incomodar diversas vezes (adenoidite de repetição).
Quais são os sintomas da Adenoide?
Os sintomas de que a criança está com problemas na adenoide são variados. Abaixo está uma lista dos mais comuns:
- Apneia obstrutiva do sono;
- Irritabilidade;
- Baixo nível de concentração;
- Agitação;
- Dificuldade para se alimentar;
- Menor controle sobre o sistema urinário;
- Ronco;
- Respiração pela boca, durante a noite e o dia.
Já em adultos os sintomas de hipertrofia no local estão ligados à ocorrência de outras doenças e podem ser os seguintes:
- Irritação;
- Dificuldade para praticar exercícios;
- Respiração pela boca;
- Ronco (normalmente muito alto);
- Acordar com a boca seca.
Já os sintomas de adenoidite (infecção viral ou bacteriana) pode ser os seguintes:
- Cheiro ruim que vem do nariz;
- Dificuldade para se alimentar;
- Mau hálito;
- Tosse seca;
- Secreção amarela pelo nariz;
Quando a cirurgia é indicada?
A adenoidectomia é indicada quando o tratamento com remédios não funciona corretamente, ou quando o paciente apresenta sintomas frequentes de adenoidite. As indicações mais frequentes da cirurgia acontecem quando há:
Apneia do sono
Essa doença é caracterizada por interrupções e ruídos na respiração que se repetem em alguns intervalos durante a noite. Essa doença não somente é negativa para o bem estar do paciente durante o dia, mas também para a saúde em geral do paciente. Isso porque ela não somente causa roncos, mas afeta a qualidade do sono e aumenta o risco de hipertensão, diabetes e depressão.
Obstrução nasal a tal ponto que a criança consiga respirar somente pela boca
Esse é um dos problemas mais graves que o crescimento exagerado da adenoide pode causar. Isso porque, a respiração somente pela boca pode causar uma série de problemas, tais como infecções das vias aéreas, ronco, inchaço abdominal, apneia e dores nas costas.
Perda auditiva
Quando as adenoides aumentam, elas podem bloquear os ostios das tubas auditivas (órgãos que comunicam a rinofaringe com a orelha média). Quando isso acontece, há uma pressão negativa nas orelhas médias e assim é causado um quadro de otite média. Assim, é gerado o quadro de perda auditiva.
Otite e sinusite de repetição
Como já foi dito no tópico anterior, a otite de repetição pode ser causada pelo crescimento exagerado das adenoides. Além disso, ela também pode gerar a sinusite de repetição.
Quer saber mais sobre sinusite? Então não deixe de acessar o nosso artigo: .
Como é feito o procedimento?
A cirurgia de adenoidectomia é um procedimento extremamente simples feito com anestesia local e tem duração de menos de 10 minutos. É impossível remover toda a adenoide na cirurgia, porém o médico retira grande parte, o que permite a melhora do quadro do paciente.
Como é o tratamento?
Quando não há necessidade de procedimento cirúrgico, a adenoidite de repetição pode ser tratada com os seguintes procedimentos:
- Uso de soro fisiológico;
- Uso de antibióticos;
- Controle de fatores que podem desencadear alergias;
- Uso de medicamentos lisados bacterianos.
Ao longo deste texto mostramos o que é a adenoide. Explicamos que apesar desses dois pequenos aglomerados serem uma forma de proteção de defesa do organismo, eles podem causar alguns problemas. Dessa forma, mostramos que durante o crescimento ela pode obstruir a passagem de ar, além de causar infecções. Sendo assim, mostramos quais são os seus sintomas e quando uma cirurgia é indicada.
Gostou de entender mais sobre esse assunto? Então não deixe de acessar outros textos do nosso site!
Tratamento da Adenoide em Curitiba
Para mais informações sobre o tratamento da Adenoide em Curitiba entre em contato com o Dr. Paulo Mendes Jr.
Dr Paulo é médico com especialização em otorrinolaringologia.
Atende em seu consultório anexo à IPO, na Av. República Argentina n° 2069 Água Verde – Curitiba – PR
Agende sua consulta pelo Whatsapp abaixo ou pelo telefone: (41) 3314-1500