Cirurgia de Adenoide em Curitiba

cirurgia da adenoide em Curitiba tratamento adenoide

Tratamento da Adenoide em Curitiba

Adenoide: o que é, sintomas e quando retirar.

Adenoide são dois pequenos aglomerados de tecido linfoide localizados na parte de trás do nariz e acima da garganta. Eles são uma forma de proteção e defesa do organismo contra a entrada de vírus, bactérias e partículas aéreas no organismo. Porém em alguns casos, ela pode causar problemas e precisa ser retirada por meio de uma cirurgia.

Quer entender mais sobre esse problema? Neste texto vamos explicar tudo sobre o problema. Primeiramente, explicaremos com mais detalhes em que consiste esses dois pequenos aglomerados. Depois, explicaremos quais são os sintomas e quando a cirurgia é indicada. Por fim, mostraremos como é feito o procedimento e o pós-operatório.

O que é adenoide?

Como já foi dito anteriormente, a adenoide é o nome dado a dois pequenos aglomerados de tecido linfoide localizados na parte de trás do nariz e acima da garganta. Ela não necessariamente apresenta problemas para a saúde, pois sua função é proteger o organismo contra bactérias, vírus e partículas aéreas.

Porém,é durante a infância que os maiores problemas podem aparecer. Isso porque ela começa a crescer aos dois anos e em seu pico de crescimentopode obstruir a passagem de ar pelo nariz. Outro problema relacionado a esses dois pequenos aglomerados, pode ser a adenoidite, uma infecção bactéria ou viral da região que pode incomodar diversas vezes (adenoidite de repetição).

Quais são os sintomas da Adenoide?

Os sintomas de que a criança está com problemas na adenoide são variados. Abaixo está uma lista dos mais comuns:

  • Apneia obstrutiva do sono;
  • Irritabilidade;
  • Baixo nível de concentração;
  • Agitação;
  • Dificuldade para se alimentar;
  • Menor controle sobre o sistema urinário;
  • Ronco;
  • Respiração pela boca, durante a noite e o dia.

Já em adultos os sintomas de hipertrofia no local estão ligados à ocorrência de outras doenças e podem ser os seguintes:

  • Irritação;
  • Dificuldade para praticar exercícios;
  • Respiração pela boca;
  • Ronco (normalmente muito alto);
  • Acordar com a boca seca.

Já os sintomas de adenoidite (infecção viral ou bacteriana) pode ser os seguintes:

  • Cheiro ruim que vem do nariz;
  • Dificuldade para se alimentar;
  • Mau hálito;
  • Tosse seca;
  • Secreção amarela pelo nariz;

Quando a cirurgia é indicada?

A adenoidectomia é indicada quando o tratamento com remédios não funciona corretamente, ou quando o paciente apresenta sintomas frequentes de adenoidite. As indicações mais frequentes da cirurgia acontecem quando há:

Apneia do sono

Essa doença é caracterizada por interrupções e ruídos na respiração que se repetem em alguns intervalos durante a noite. Essa doença não somente é negativa para o bem estar do paciente durante o dia, mas também para a saúde em geral do paciente. Isso porque ela não somente causa roncos, mas afeta a qualidade do sono e aumenta o risco de hipertensão, diabetes e depressão.

Obstrução nasal a tal ponto que a criança consiga respirar somente pela boca

Esse é um dos problemas mais graves que o crescimento exagerado da adenoide pode causar. Isso porque, a respiração somente pela boca pode causar uma série de problemas, tais como infecções das vias aéreas, ronco, inchaço abdominal, apneia e dores nas costas.

Perda auditiva

Quando as adenoides aumentam, elas podem bloquear os ostios das tubas auditivas (órgãos que comunicam a rinofaringe com a orelha média). Quando isso acontece, há uma pressão negativa nas orelhas médias e assim é causado um quadro de otite média. Assim, é gerado o quadro de perda auditiva.

Otite e sinusite de repetição

Como já foi dito no tópico anterior, a otite de repetição pode ser causada pelo crescimento exagerado das adenoides. Além disso, ela também pode gerar a sinusite de repetição.

Quer saber mais sobre sinusite? Então não deixe de acessar o nosso artigo:  .

Como é feito o procedimento?

A cirurgia de adenoidectomia é um procedimento extremamente simples feito com anestesia local e tem duração de menos de 10 minutos. É impossível remover toda a adenoide na cirurgia, porém o médico retira grande parte, o que permite a melhora do quadro do paciente.

Como é o tratamento?

Quando não há necessidade de procedimento cirúrgico, a adenoidite de repetição pode ser tratada com os seguintes procedimentos:

  • Uso de soro fisiológico;
  • Uso de antibióticos;
  • Controle de fatores que podem desencadear alergias;
  • Uso de medicamentos lisados bacterianos.

tratamento adenoide curitiba especialista em adenoide otorrino

Ao longo deste texto mostramos o que é a adenoide. Explicamos que apesar desses dois pequenos aglomerados serem uma forma de proteção de defesa do organismo, eles podem causar alguns problemas. Dessa forma, mostramos que durante o crescimento ela pode obstruir a passagem de ar, além de causar infecções. Sendo assim, mostramos quais são os seus sintomas e quando uma cirurgia é indicada.

Gostou de entender mais sobre esse assunto? Então não deixe de acessar outros textos do nosso site!

Tratamento da Adenoide em Curitiba

Para mais informações sobre o tratamento da Adenoide em Curitiba entre em contato com o Dr. Paulo Mendes Jr.

Dr Paulo é médico com especialização em otorrinolaringologia.

Atende em seu consultório anexo à IPO, na Av. República Argentina n° 2069 Água Verde – Curitiba – PR

Agende sua consulta pelo Whatsapp abaixo ou pelo telefone: (41) 3314-1500

AGENDE SUA CONSULTA
Abrir Whatsapp
1
Agende sua consulta
Clique abaixo para saber mais detalhes pelo WhatsApp.