Tratamento de Desvio de Septo em Curitiba

O nariz humano é formado por mucosas, cartilagem e ossos. Normalmente, ele é dividido simetricamente em duas metades por uma estrutura. Quando isso não acontece, ocorre o desvio de septo. Quando esse problema interfere na função respiratória, ele precisa de atenção especial.

Quer entender mais sobre o assunto? Neste texto explicaremos o que é o problema e quais são as suas causas. Posteriormente, mostraremos quais são os seus sintomas e quais os tratamentos necessários para cuidar do desvio. Confira!

O que é desvio de septo?

Como já foi dito, o septo nasal é constituído de mucosas, ossos e cartilagem que separa as duas narinas. Porém, quando essa separação não faz com que as duas fossas nasais sejam idênticas, podemos dizer que há o desvio de septo.

Esse problema não é relevante se ele não impede a respiração normal do paciente. Sendo assim, ele pode ser um problema assintomático ou provocar diferentes graus de obstrução nasal.

Quais são as causas do desvio de septo?

Esse pode ser um distúrbio congênito (característico do indivíduo desde ou antes do nascimento) ou ainda se manifestar na infância, ao longo do tempo de desenvolvimento dos ossos da face ou até mesmo durante a fase de crescimento da adolescência. Além disso, ele pode ser resultante de infecções, alergias crônicas e cirurgias ou até mesmo de traumatismos (como quedas ou acidentes de carro).

Quais são os sintomas do desvio de septo?

Como já foi dito, o desvio pode ser assintomático ou ainda provocar variados graus de obstrução nasal. Assim, em casos em que o desvio é mais demarcado, é possível que ele altere a respiração do paciente e como consequência gerar outros problemas. Sendo assim, os sintomas são:

  • Rinossinusite crônica;
  • Sangramentos;
  • Respiração pela boca;
  • Dificuldade para dormir;
  • Apneia do sono;
  • Roncos;
  • Cansaço;
  • Dores de cabeça;
  • Obstrução frequente de uma ou ambas as narinas (principalmente em crises de rinite e resfriados.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico de desvio é sempre feito por meio da avaliação do histórico de traumas e doenças. Além disso, são avaliados os sintomas e há análise da cavidade nasal. Para isso, o médico otorrinolaringologista avalia o interior das narinas do paciente além de verificar os outros fatores mencionados anteriormente. Quando há identificação do problema e ele prejudica a respiração, o paciente precisa de tratamento.

Quais são os tratamentos do desvio de septo em Curitiba?

Em Curitiba o tratamento varia de acordo com o tipo de desvio de septo do paciente. Quando ele é leve ou moderado, o tratamento deve ser feito somente com medicamentos que aliviarão os sintomas, sendo assim são usados corticoides intra-nasais, lavagens com soro fisiológico e anti-histamínicos. Porém quando o desvio é mais grave, é preciso realizar uma correção do desvio por meio de cirurgia de septoplastia.

Septoplastia em Curitiba

Septoplastia - Tratamento para desvio do Septo em Curitiba
Septoplastia – Tratamento para desvio do Septo em Curitiba

Esse procedimento cirúrgico é realizado com anestesia geral ou local. Durante a cirurgia, a parte com desvio do septo pode ser reajustada e inserida novamente no nariz ou ainda removida completamente. Esse procedimento pode ser combinado com uma rinoplastia (plástica no nariz) e dura de 60 a 90 minutos.

Após a cirurgia, o paciente recebe alta três ou quatro horas depois. O objetivo dela é melhorar os sintomas causados pela obstrução nasal e melhorar sintomas principalmente de rinite alérgica e sinusite crônica. Sendo assim, as recomendações para o pós-operatório são as seguintes:

  • Não assoar o nariz;
  • Lavagem frequente das narinas com soro fisiológico;
  • Alimentação pastosa e fria nos três primeiros dias;
  • Não fazer esforço físico durante 14 dias.

O ideal é que a cirurgia seja realizada após os 16 anos de idade. Isso porque é nessa idade em que o paciente encerra a fase de crescimento e assim pode realizar o procedimento sem grandes complicações. Porém, em alguns casos especiais ainda é possível que o médico indique a cirurgia, como em casos de crianças com desvio de septo tão acentuado a ponto de dificultar de forma intensa a respiração.

Ao longo deste texto vimos o que é desvio de septo. Mostramos que o problema é causado quando a estrutura que separa as duas narinas não é reta e que, caso ele interfira na respiração, é preciso ter mais atenção ao problema. Posteriormente, mostramos quais são as suas causas, sintomas e por fim todos os tratamentos.

Gostou de entender mais sobre o assunto? Então não deixe de acessar outros artigos do nosso blog!

AGENDE SUA CONSULTA
Abrir Whatsapp
1
Agende sua consulta
Clique abaixo para saber mais detalhes pelo WhatsApp.