Descongestionante Nasal

O nariz humano é formado por mucosas, cartilagem e ossos. Normalmente, ele é dividido simetricamente em duas metades por uma estrutura. Quando isso não acontece, ocorre o desvio de septo. Quando esse problema interfere na função respiratória, ele precisa de atenção especial.

Quer entender mais sobre o assunto? Neste texto explicaremos o que é o problema e quais são as suas causas. Posteriormente, mostraremos quais são os seus sintomas e quais os tratamentos necessários para cuidar do desvio. Confira!

O que é desvio de septo?

Descongestionantes nasais: saiba porque você deve evitar o uso excessivo

A obstrução nasal popularmente conhecida como nariz entupido é um problema muito incomodo. Ele pode acontecer durante diversas fases da vida e devido a diversos fatores. Sendo os principais a rinite alérgica, desvios do septo nasal e a “carne esponjosa”. Para aliviar o incomodo, é muito comum o uso de descongestionantes nasais.

Porém o uso exagerado desse medicamento pode fazer mal e até mesmo causar uma série de efeitos colaterais. Quer saber mais sobre o assunto? Neste texto vamos mostrar os motivos pelos quais os descongestionantes fazem mal e quais são as consequências do uso exagerado. Logo depois, diremos se crianças podem usar o medicamento e se ele realmente vicia.

Usar descongestionante nasal faz mal?

Esse tipo de medicamento é formado por substâncias vasoconstritoras como a pseudoefedrina, a oximetazolina, a nafazolina e a pseudoefedrina. Todas as substancias fazem com que os vasos da mucosa nasal se contraiam e assim seja diminuído o edema da mucosa nasal. Apesar de ele ser útil para a desobstrução nasal, pode ser prejudicial se usado em excesso.

Sendo assim, apesar de ele aliviar a obstrução no momento da aplicação, o seu uso continuo e exagerado pode levar a uma série de problemas além de fazer com que o paciente sinta a necessidade deusar em intervalos cada vez menores e em maior quantidade o medicamento, o que pode levar a dependência.

Além disso, quanto mais o medicamento for usado, menos efeito ele terá no corpo da pessoa. O que faz também com que o paciente sinta a necessidade de usar mais produto.

Quais são as principais consequências do uso?

Outra problemática do uso excessivo do medicamento é que ele pode ser absorvido pelas mucosas e assim entrar na corrente sanguínea e causar os seguintes sintomas:

• Retenção urinária;
  • Dores de cabeça;
  • Insônia;
  • Tontura;
  • Taquicardia;
  • Hipertensão;
  • Irritação nasal;

Crianças podem usar descongestionante?

Nas crianças, o medicamento é absorvido mais rapidamente pelas mucosas e entra mais rapidamente na corrente sanguínea. Dessa forma, ele pode ocasionar depressão do sistema nervoso e assim levar até mesmo a morte da criança. Por isso, o medicamento deve ser evitado ao máximo. Além disso, para crianças menores de um ano ele é contraindicado sempre.

Descongestionante nasal vicia?

Quando o paciente necessita de quantidades cada vez maiores de descongestionante para aliviar os sintomas de obstrução nasal ele pode ter rinite medicamentosa. Dessa forma ele pode ter rinossinusite infecciosa aguda ou crônica.

Além disso, o paciente pode ainda ter uma série de outros problemas devido ao uso exagerado do medicamento. Isso porque a absorção pelos vasos da mucosa nasal pode causar outros problemas para além do sistema respiratório.

Sendo assim, os problemas podem se estender para o sistema cardiovascular e o sistema nervoso. Dessa forma, o uso exagerado pode levar ao aumento da pressão arterial e taquicardia. Em outros o paciente pode sentir tonturas e ter queda dos batimentos cardíacos além de síncope e depressão respiratória.

Quais alternativas para não utilizar descongestionantes?

Agora que você já sabe o quanto os descongestionantes fazem mal para a saúde nasal, mostraremos quais são as alternativas para quem quer se livrar da sensação de nariz entupido com saúde e segurança. Sendo assim, quando você estiver com o nariz congestionado o ideal é procurar um médico para saber qual a real causa do problema. Porém, ainda existem algumas soluções caseiras tais como:

• Compressa de água quente
  • Lavagem nasal
  • Banho quente
  • Massagem no seio nasal
  • Umidificador de ambiente

Todas essas alternativas são mais seguras para aliviar o desconforto do nariz entupido. Porém, é preciso identificar a sua causa para que assim não seja tratado somente um sintoma, mas o problema principal. Normalmente, as principais doenças que causam o sintoma de nariz entupido são:

• Resfriado;
  • Sinusite;
  • Alergias do trato respiratório;
  • Rinite.

descongestionante nasal

Ao longo deste texto explicamos o porquê de os descongestionantes nasais serem prejudiciais se usados em excesso. Mostramos que apesar de o medicamento ser benéfico para aliviar os sintomas da obstrução nasal, ele pode causar o efeito reverso. Além disso, mostramos que o uso do medicamento deve ser evitado por crianças e por fim explicamos que ele pode causar até mesmo vício.

Gostou de entender mais sobre o assunto? Então não deixe de acessar outros artigos do nosso site!

Septoplastia - Tratamento para desvio do Septo em Curitiba
Septoplastia – Tratamento para desvio do Septo em Curitiba

Esse procedimento cirúrgico é realizado com anestesia geral ou local. Durante a cirurgia, a parte com desvio do septo pode ser reajustada e inserida novamente no nariz ou ainda removida completamente. Esse procedimento pode ser combinado com uma rinoplastia (plástica no nariz) e dura de 60 a 90 minutos.

Após a cirurgia, o paciente recebe alta três ou quatro horas depois. O objetivo dela é melhorar os sintomas causados pela obstrução nasal e melhorar sintomas principalmente de rinite alérgica e sinusite crônica. Sendo assim, as recomendações para o pós-operatório são as seguintes:

• Não assoar o nariz;
  • Lavagem frequente das narinas com soro fisiológico;
  • Alimentação pastosa e fria nos três primeiros dias;
  • Não fazer esforço físico durante 14 dias.

O ideal é que a cirurgia seja realizada após os 16 anos de idade. Isso porque é nessa idade em que o paciente encerra a fase de crescimento e assim pode realizar o procedimento sem grandes complicações. Porém, em alguns casos especiais ainda é possível que o médico indique a cirurgia, como em casos de crianças com desvio de septo tão acentuado a ponto de dificultar de forma intensa a respiração.

Ao longo deste texto vimos o que é desvio de septo. Mostramos que o problema é causado quando a estrutura que separa as duas narinas não é reta e que, caso ele interfira na respiração, é preciso ter mais atenção ao problema. Posteriormente, mostramos quais são as suas causas, sintomas e por fim todos os tratamentos.

Gostou de entender mais sobre o assunto? Então não deixe de acessar outros artigos do nosso blog!

Descongestionante Nasal