Tratamento de Faringite em Curitiba

Faringite: o que é, sintomas, causas e tratamentos

A faringite é uma inflamação na garganta que pode ser provocada por vírus ou por bactérias. Normalmente, ela causa vermelhidão além de intensa dor na garganta, febre e pequenos carocinhos no pescoço.

Quer entender mais sobre essa inflamação? Neste texto vamos explicar tudo sobre ela. Primeiramente, explicaremos o que é e quais são os seus sintomas. Depois, mostraremos qual a sua diferença com a laringite e quais são as suas causas. Por fim, mostraremos como é feito o diagnóstico e quais são tratamentos.

O que é faringite?

A faringite é uma infecção respiratória que causa a inflamação na faringe, parte superior da garganta que conecta o esôfago e a laringe ao nariz e à boca. Assim como a amigdalite e a laringite, essa inflamação acomete a região da garganta e tem mais ocorrências em épocas em que o ar está seco, como no inverno. Existem dois tipos diferentes da inflamação:

Estreptocócica

Nessa modalidade, a inflamação é causada por bactérias. Mais especificamente pela bactéria Streptococcus pyogenes. Nelaé preciso tratamento com antibióticos.

Viral

Esse é o modo mais comum da infecção. Ela é causada por vírus e seu tratamento pode ser feito em casa com cuidados e medicamentos simples. Além disso, a forma viral da infecção pode ser infecciosa.

tratamento da faringite em curitiba
tratamento da faringite em curitiba

Quais são os sintomas?

Apesar de o principal sintoma da inflamação ser dor de garganta. Existem outros sintomas que podem surgir durante a inflamação:

  • Rouquidão;
  • Indisposição;
  • Febre;
  • Dificuldade de engolir ou falar;
  • Vermelhidão e inchaço na garganta;
  • Dor de cabeça;
  • Garganta seca;
  • Mal estar geral.

Além disso,quando a infeção é causada por bactérias, ela pode causar febre ainda mais alta e secreções na garganta. Por isso, é indicado sempre consultar um médico quando surgirem os primeiros sintomas para tratamento rápido e correto.

Qual a diferença de faringite e laringite?

Como a inflamação acomete a garganta, ela pode ser facilmente confundida com a laringite e a amigdalite. Porém, é importante destacar que as três inflamações acontecem em lugares diferentes da garganta e apresentam também distintos sintomas.

Tanto na faringite viral como na bacteriana, a membrana mucosa que reveste a faringe fica coberta por pus e manchas brancas. Além disso, sintomas como a febre são comuns somente nessa infecção e não estão presentes na amigdalite e na laringite.

Quais são as causas?

Caso a infecção seja bacteriana, ela é causada pela bactéria Streptococcus pyogenes. Nesse caso é necessário a identificação rápida da infecção, pois além de causar febre elevada, ela gera uma série de complicações que precisam de cuidados imediatos. Já na infecção viral, os vírus causadores podem ser o adenovírus, o rinovírus, o coronavírus, Parainfluenza ou o Influenza.

Quais os fatores de risco?

A infecção pode acometer a qualquer pessoa. Porém, alguns são os fatores e comportamentos que fazem com que alguns pacientes tenham mais propensão de desenvolver a infecção. Eles são:

  • Exposição a fumaça de cigarros;
  • Alergias;
  • Infecções respiratórias crônicas;
  • Exposição a componentes químicos;
  • Frequentar ambientes fechados;
  • Imunidade baixa.

Como é feito o diagnóstico da faringite?

como é feito o diagnostico da farintige em curitiba
como é feito o diagnostico da farintige em curitiba

Como já foi dito, a faringite pode ser facilmente confundida com outras inflamações. Por isso, quando há suspeitas é necessário que o médico realize o diagnóstico específico para realizar o tratamento correto.

Em um primeiro momento, o médico analisa a garganta, os ouvidos e as vias aéreas do paciente. Além disso, o profissional pode pedir exames de laboratório rápidos para identificação da infecção. Quando identificada a inflamação o médico indicará o tratamento correto.

Quais são os tratamentos?

Quando a inflamação é viral, os cuidados são simples e podem ser realizados em casa. Dessa forma, ela costuma desaparecer entre cinco e sete dias com o uso de remédios simples.

Já para a inflamação bacteriana os cuidados devem ser mais cautelosos. Sendo assim, é imprescindível consultar um médico para receitar o melhor tratamento. Ele pode ser composto por analgésicos e antibióticos que devem ser tomados de acordo com o que o profissional de saúde pediu.

Ao longo deste texto explicamos o que é faringite. Começamos explicando que essa é uma inflamação que acontece na garganta e é provocada por vírus ou bactérias. Depois, mostramos quais são os principais sintomas e qual a sua diferença com a laringite. Mostramos também quais são as suas causas, como é realizado o diagnóstico e quais são os tratamentos da inflamação.

Gostou de conhecer mais sobre o tema? Então não deixe de acessar outros textos do nosso blog!

Abrir Whatsapp
1
Agende sua consulta
Clique abaixo para saber mais detalhes pelo WhatsApp.