Exame do Nariz em Curitiba (Nasofibroscopia)

Nasofibroscopia:saiba tudo sobre esse exame

nasofibroscopia em curitiba exame do nariz

A nasofibroscopia é um exame que permite analisar a cavidade nasal. Com um aparelho chamado nasofibroscópio, o exame possibilita a visualização do interior do nariz e das estruturas dessa região. Além disso ele permite o registro da imagem no computador.

Quer entender mais sobre esse exame de diagnóstico tão importante? Neste texto vamos explicar tudo sobre o procedimento. Primeiramente, vamos mostrar o que é o exame e como ele é feito. Posteriormente, mostraremos para que ele serve e se há alguma contraindicação.

O que é a nasofibroscopia?

A nasofibroscópioé um exame endoscópico que permite avaliar a cavidade nasal, a faringe, a laringe e as cordas vocais do paciente. Com o uso do nasofibroscópio o médico consegue avaliar a presença de corpos estranhos, alterações estruturais, infecções e inflamações no paciente.

Quais são os cuidados antes do procedimento?

Por ser um exame extremamente simples, o único cuidado primordial antes do procedimento é o jejum de 2 horas. Esse não é obrigatório, porém é recomendado, pois o paciente pode sentir enjoos e incômodo na região da garganta durante o procedimento.

Como o exame é feito?

O procedimento precisa ser feito pelo médico otorrinolaringologista, que com o uso do nasofibroscópio avalia as mucosas e as estruturas das vias respiratórias superiores.

O instrumento deve ser introduzido pelo nariz e então as imagens são transmitidas para o computador. O vídeo e as imagens retiradas são então gravadose analisados pelo médico. O exame costuma ser indolor e não é necessário o uso de sedativos, somente de spray anestésico. Esse faz somente com que o paciente tenha uma leve dormência na região, o que faz com que o incômodo do procedimento seja reduzido.

Todo o procedimento dura cerca de 15 minutos e não são recomendados cuidados pós procedimento, somente é recomendado não ingerir alimentos nem líquidos por 10 minutos. Assim se evita que o paciente não engasgue e seja possível retomar a sensibilidade e os movimentos da garganta voltem ao normal.

Para que serve o exame?

Por meio do nariz, o exame permite diagnosticar diferentes alterações como:

  • Apneia do sono;
  • Tosse;
  • Ronco;
  • Sinusite;
  • Hipertrofia dos cornetos inferiores;
  • Aumento das adenoides;
  • Rinite;
  • Desvio do septo nasal;
  • Pólipos nasais.

Quais são as contraindicações?

Não há nenhuma contraindicação específica para quem vai realizar o exame. Porém, é ideal sempre conversar com o médico antes do procedimento para avaliação pessoal e certeza de que não há riscos específicos. Além disso, o procedimento deve ser sempre realizado por um profissional habilitado para que não haja incômodos para o paciente.

Por que é necessário fazer o exame?

Esse exame é extremamente importante para o diagnóstico de doenças da cavidade nasal, da laringe e faringe. Além disso, ele pode ser essencial para o diagnóstico de distúrbios do sono, como a apneia obstrutiva do sono, insônia, ronco e narcolepsia. Saiba um pouco mais sobre cada um desses logo a seguir:

Apneia obstrutiva do sono

Esse é um transtorno comum do sono que pode ser grave em muitos casos. Isso acontece porque ele torna a via área bloqueada, gerada pelo relaxamento da base da língua e dos tecidos da faringe. Assim, a quantidade de ar que chega aos pulmões fica limitada.

Essa doença pode fazer então com que o paciente ronque, além de causar ruídos fortes enquanto ele tenta respirar dormindo. Assim, tanto o cérebro quanto o corpo são privados de oxigênio. Esse processo pode acontecer apenas algumas vezes, ou em casos mais graves muitas vezes ao longo da noite.

Narcolepsia

Esse é um distúrbio do sono causado por alterações no equilibro existente entre as substâncias químicas do cérebro. Ele pode causar alguns problemas que atrapalham a rotina do paciente, como sono excessivo durante o dia até mesmo quando ele dormiu bem durante a noite. Nessa doença, a pessoa pode ter ataques de sono a qualquer momento (como exemplo, enquanto dirige ou enquanto opera uma máquina).

Ao longo deste texto mostramos o que énasofibroscopia. Dissemos que esse exame permite analisar o interior da cavidade nasal até a laringe. Posteriormente, mostramos como esse exame é feito e para que ele serve. Por fim, mostramos quais são os cuidados para realização do procedimento.

Gostou de entender mais sobre esse assunto? Então não deixe de acessar outros artigos do nosso blog!

AGENDE SUA CONSULTA
Abrir Whatsapp
1
Agende sua consulta
Clique abaixo para saber mais detalhes pelo WhatsApp.