Cirurgia de Carne Esponjosa em Curitiba

Carne esponjosa: o que é, causas, sintomas e tratamento em Curitiba

A carne esponjosa,ou carne no nariz são termos popularmente utilizados para se referir ao surgimento do inchaço dos cornetos nasais, estruturas da parte interna do nariz. Quando isso acontece, elas dificultam a passagem de ar para os pulmões e assim podem tornar a respiração muito desconfortável para a pessoa.

Quer entender mais sobre esse problema? Neste texto vamos mostrar quais são as suas causas e quais os sintomas. Logo depois, vamos mostrar todos os tratamentos disponíveis para o inchaço, como é realizada a cirurgia e como é o pós-procedimento. Confira.

O que é carne esponjosa?

A carne esponjosa, como já foi dito anteriormente, é o inchaço dos cornetos nasais (adenoides). Essas estruturas ficam localizadas na parte interna do nariz e quando estão inchadas dificultam a passagem de ar e consequentemente a respiração do paciente. Sendo assim, a pessoa passa a respirar pela boca e assim podem surgir uma série de complicações.

cirurgia da adenoide tratamento da carne esponjosa em curitiba
cirurgia da adenoide tratamento da carne esponjosa em curitiba

Quais são as causas da Adenoide?

O problema costuma aparecer na infância devido ao crescimento exagerado das adenoides, glândulas do sistema imunológico que se desenvolvem até os 6 anos. Nos adultos, ele é causado pela hipertrofia e inchaço dos cornetos (estruturas responsáveis por filtrar e umidificar o ar que entra no nariz).

Além disso, o paciente pode já nascercom a carne no nariz devido a alterações no desenvolvimento ou fatores genéticos.

Quais são os sintomas da Adenoide?

A carne no nariz pode causar os seguintes sintomas no paciente:

  • Resfriados frequentes;
  • Infecções frequentes de garganta e ouvido;
  • Mau hálito;
  • Roncos;
  • Sono inquieto;
  • Sensação de nariz entupido;
  • Pausa na respiração durante o sono;
  • Respiração pela boca;
  • Lábios secos.

Quais são os tratamentos da Adenoide em Curitiba?

Os tratamentos de carne no nariz podem variar de acordo com fatores como a idade da pessoa e o tamanho da carne. Os mais comuns são:

Tratamento natural

Em alguns casos, o tratamento natural pode ser feito em conjunto com o uso de medicamentos e cirurgia para aliviar os sintomas. Sendo assim o tratamento caseiro consiste em alimentação rica em ômega 3, que tem inflamação anti-inflamatória e outros alimentos capazes de aumentar a imunidade (como vitamina C).

Medicamentos

Além do cuidado com a alimentação, outras medidas podem ser tomadas para diminuir o inchaço da carne no nariz. Sendo assim, é possível o uso de corticoides para aplicar diretamente nas narinas. Além disso, o uso de remédios anti-inflamatórios e antialérgicos podem reduzir os sintomas de rinite alérgica e assim diminuir a inflamação dos cornetos nasais.

Cirurgia

Quando os tratamentos anteriores não diminuem a carne no nariz, o otorrinolaringologia pode indicar a realização de cirurgia. Sendo assim, podem ser realizadas as cirurgias de adenoidectomia, para retirada das adenoides ou a turbinectomia, para retirada total ou parcial dos cornetos nasais.

Ambas são realizadas no hospital e antes da cirurgia o paciente recebe anestesia geral. Esse procedimento simples não traz riscos e proporciona melhora significativa na respiração do paciente. Logo após o procedimento, as únicas recomendações são:

  • Uso de analgésicos;
  • Repouso em casa por sete dias;
  • Dieta líquido-pastosa.

Adenoidectomia

Essa cirúrgica retira as glândulas adenoides. Como já foi dito anteriormente, a carne esponjosa é também chamada de adenoide. Essa estrutura aumenta entre os 3 e 7 anos de idade.

Para saber mais sobre o assunto acesse o nosso texto: Adenoide: o que é, sintomas e quando retirar.

Turbinectomia

Outra cirurgia para retirada da carne no nariz é a turbinectomia total ou parcial:

  • Turbinectomia parcial: nessa modalidade, são removidas as estruturas das conchas nasais somente de forma parcial.
  • Turbinectomia total: nessa modalidade, é removida toda a estrutura dos cornetos nasais, ossos e mucosa.

Essa cirurgia costuma ser rápida e o paciente tem alta no mesmo dia. Ele costuma durar em média 30 minutos e é feito com o auxílio de um endoscópio para auxiliar o profissional a visualizar a estrutura interna do nariz.

Ambas são realizadas no hospital e antes da cirurgia o paciente recebe anestesia geral. Esse procedimento simples não traz riscos e proporciona melhora significativa na respiração do paciente. Logo após o procedimento, as únicas recomendações são:

  • Uso de analgésicos;
  • Repouso em casa por sete dias;
  • Dieta líquido-pastosa.

Ao longo deste texto explicamos tudo sobre carne esponjosa. Vimos que a condição é causada pelo inchaço dos cornetos nasais. Logo depois, explicamos quais são as causas e os sintomas da carne no nariz. Por fim, explicamos quais os tratamentos disponíveis para a doença e vimos como é feita a cirurgia e o pós-operatório.

Gostou de entender mais sobre esse problema? Então não deixe de acompanhar outros artigos do nosso site!

Tratamento da Adenoide em Curitiba

Para mais informações sobre o tratamento da Adenoide em Curitiba entre em contato com o Dr. Paulo Mendes Jr.

Dr Paulo é médico com especialização em otorrinolaringologia.

Atende em seu consultório anexo à IPO, na Av. República Argentina n° 2069 Água Verde – Curitiba – PR

Agende sua consulta pelo Whatsapp abaixo ou pelo telefone: (41) 3314-1500

Abrir Whatsapp
1
Agende sua consulta
Clique abaixo para saber mais detalhes pelo WhatsApp.