Cirurgia de Carne Esponjosa em Curitiba

Carne esponjosa: o que é, causas, sintomas e tratamento em Curitiba

A carne esponjosa,ou carne no nariz são termos popularmente utilizados para se referir ao surgimento do inchaço dos cornetos nasais, estruturas da parte interna do nariz. Quando isso acontece, elas dificultam a passagem de ar para os pulmões e assim podem tornar a respiração muito desconfortável para a pessoa.

Quer entender mais sobre esse problema? Neste texto vamos mostrar quais são as suas causas e quais os sintomas. Logo depois, vamos mostrar todos os tratamentos disponíveis para o inchaço, como é realizada a cirurgia e como é o pós-procedimento. Confira.

O que é carne esponjosa?

A carne esponjosa, como já foi dito anteriormente, é o inchaço dos cornetos nasais (adenoides). Essas estruturas ficam localizadas na parte interna do nariz e quando estão inchadas dificultam a passagem de ar e consequentemente a respiração do paciente. Sendo assim, a pessoa passa a respirar pela boca e assim podem surgir uma série de complicações.

cirurgia da adenoide tratamento da carne esponjosa em curitiba

Quais são as causas da Adenoide?

O problema costuma aparecer na infância devido ao crescimento exagerado das adenoides, glândulas do sistema imunológico que se desenvolvem até os 6 anos. Nos adultos, ele é causado pela hipertrofia e inchaço dos cornetos (estruturas responsáveis por filtrar e umidificar o ar que entra no nariz).

Além disso, o paciente pode já nascercom a carne no nariz devido a alterações no desenvolvimento ou fatores genéticos.

Quais são os sintomas da Adenoide?

A carne no nariz pode causar os seguintes sintomas no paciente:

• Resfriados frequentes;
  • Infecções frequentes de garganta e ouvido;
  • Mau hálito;
  • Roncos;
  • Sono inquieto;
  • Sensação de nariz entupido;
  • Pausa na respiração durante o sono;
  • Respiração pela boca;
  • Lábios secos.

Quais são os tratamentos da Adenoide em Curitiba?

Os tratamentos de carne no nariz podem variar de acordo com fatores como a idade da pessoa e o tamanho da carne. Os mais comuns são:

Tratamento natural

Em alguns casos, o tratamento natural pode ser feito em conjunto com o uso de medicamentos e cirurgia para aliviar os sintomas. Sendo assim o tratamento caseiro consiste em alimentação rica em ômega 3, que tem inflamação anti-inflamatória e outros alimentos capazes de aumentar a imunidade (como vitamina C).

Medicamentos

Além do cuidado com a alimentação, outras medidas podem ser tomadas para diminuir o inchaço da carne no nariz. Sendo assim, é possível o uso de corticoides para aplicar diretamente nas narinas. Além disso, o uso de remédios anti-inflamatórios e antialérgicos podem reduzir os sintomas de rinite alérgica e assim diminuir a inflamação dos cornetos nasais.

Cirurgia

Quando os tratamentos anteriores não diminuem a carne no nariz, o otorrinolaringologia pode indicar a realização de cirurgia. Sendo assim, podem ser realizadas as cirurgias de adenoidectomia, para retirada das adenoides ou a turbinectomia, para retirada total ou parcial dos cornetos nasais.

Ambas são realizadas no hospital e antes da cirurgia o paciente recebe anestesia geral. Esse procedimento simples não traz riscos e proporciona melhora significativa na respiração do paciente. Logo após o procedimento, as únicas recomendações são:

• Uso de analgésicos;
  • Repouso em casa por sete dias;
  • Dieta líquido-pastosa.

Adenoidectomia

Essa cirúrgica retira as glândulas adenoides. Como já foi dito anteriormente, a carne esponjosa é também chamada de adenoide. Essa estrutura aumenta entre os 3 e 7 anos de idade.

Para saber mais sobre o assunto acesse o nosso texto: Adenoide: o que é, sintomas e quando retirar.

Turbinectomia

Outra cirurgia para retirada da carne no nariz é a turbinectomia total ou parcial:

• Turbinectomia parcial: nessa modalidade, são removidas as estruturas das conchas nasais somente de forma parcial.
  • Turbinectomia total: nessa modalidade, é removida toda a estrutura dos cornetos nasais, ossos e mucosa.

Essa cirurgia costuma ser rápida e o paciente tem alta no mesmo dia. Ele costuma durar em média 30 minutos e é feito com o auxílio de um endoscópio para auxiliar o profissional a visualizar a estrutura interna do nariz.

• Uso de analgésicos;
  • Repouso em casa por sete dias;
  • Dieta líquido-pastosa.

Ao longo deste texto explicamos tudo sobre carne esponjosa. Vimos que a condição é causada pelo inchaço dos cornetos nasais. Logo depois, explicamos quais são as causas e os sintomas da carne no nariz. Por fim, explicamos quais os tratamentos disponíveis para a doença e vimos como é feita a cirurgia e o pós-operatório.

Gostou de entender mais sobre esse problema? Então não deixe de acompanhar outros artigos do nosso site!

Tratamento da Adenoide em Curitiba

Para mais informações sobre o tratamento da Adenoide em Curitiba entre em contato com o Dr. Paulo Mendes Jr.

Dr Paulo é médico com especialização em otorrinolaringologia.

Atende em seu consultório anexo à IPO, na Av. República Argentina n° 2069 Água Verde – Curitiba – PR

Agende sua consulta pelo Whatsapp abaixo ou pelo telefone: (41) 3314-1500