Tratamento de Bola na Garganta em Curitiba

Sensação de bolo na garganta: saiba quais são as 8 causas mais comuns

A sensação de bolo na garganta é extremamente incomoda e pode até mesmo causar dificuldade de respirar em muitas pessoas. Em muitos casos a sua causa não deve gerar preocupações, mas ela também pode ser resultado de alguns outros problemas sérios.

Pensando nisso, neste texto vamos mostrar para você quais são as 8 causas mais comuns da sensação de bolo na garganta. Vamos mostrar o que fazer em cada caso e quais são os tratamentos.

tratamento de bolo na garganta curitiba sensação de bola presa na garganta
Tratamento de sensação de bola na garganta em Curitiba

1.    Excesso de muco na garganta

Uma das causas mais comuns da sensação de que há algo parado na garganta é a diminuição da produção de saliva e o aumento de muco na saliva. Isso pode acontecer devido a processos alérgicos que aumentam o catarro na garganta.

Para aliviar os sintomas nesse caso, o ideal é o paciente se manter bem hidratado (ao tomar 2 litros de água por dia) e não deixar de realizar enxagues bucais para limpar a região. No caso de alergias, é primordial consultar um médico para entender qual melhor tratamento.

2.    Refluxo gastroesofágico

O refluxo gastroesofágico acontece quando o conteúdo do estômago volta para o esôfago. O que pode causar uma série de sintomas além da sensação de bolo, como ardência e inflamação.

Para aliviar os sintomas do refluxo, o tratamento consiste no uso de remédios que inibem a ação de ácidos. Como o hidróxido de magnésio, bicarbonato de sódio e outros que devem ser usados somente com orientação médica.

3.    Estresse e ansiedade

Além do mal estar psicológico, o estresse e a ansiedade podem gerar diversos sintomas físicos. Sendo assim, a sensação de bolo na garganta pode vir acompanhada aqui de uma série de outros sintomas como aperto ne peito, enjoo e vômitos, tensão muscular ou tremores.

Para aliviar os sintomas da ansiedade, o ideal é conversar com um psicólogo para entender quais são as causas do sentimento. Assim, você conseguirá entender como aliviar os sintomas e ter melhor qualidade de vida em geral.

4.    Edema da glote

Esse problema também conhecido como angioedema da laringe surgeem casos de reação alérgica grave e é caracterizado pelo inchaço na garganta e sensação de bolo. Caso você tenha um edema, é essencial ir imediatamente ao médico. Isso porque o problema pode gerar uma parada respiratória.

5.    Câncer (tumor na garganta)

Em casos graves, a sensação de bolo na garganta pode indicar um câncer de pescoço. Nesse caso, ela vem acompanhada de alguns outros sintomas como caroço na região, dificuldades de engolir, perda de peso, mal estar geral e por fim engasgamento frequente.

Se a causa do problema realmente for câncer ou tumor na garganta é primordial realizar todo o tratamento com acompanhamento médico sempre.

6.    Distrofia miotônica

Essa doença genéticaé caracterizada pela dificuldade de relaxar os músculos após uma contração, sendo os músculos mais atingidos os pés e antebraços, as mãos, a face e o pescoço. Dessa forma, ela pode ocasionar a sensação de bolo na região da garganta. Os tratamentos para a doença passam pelo uso de medicamentos até mesmo a fisioterapia.

7.    Problemas na tireoide

Como a glândula da tireoide fica localizada na região do pescoçoé possível que ao ter problemas nesse local o paciente sinta o bolo na garganta. Sendo assim, a causa da sensação de bolo pode ser devido a alterações hormonais.

Caso o sintoma esteja mesmo relacionado com a tireoide, o mais adequado é consultar um endocrinologista. Assim é possívelrealizar exames para entender como o problema está afetando o corpo e qual o melhor tratamento.

8.    Miastenia Gravis

Essa é uma doença grave que pode causar fraqueza dos músculos do pescoço. Dessa forma, é possível que ela faça com que o paciente sinta o bolo na garganta. Para aliviar os sintomas da Miastenia Gravis, é necessário o uso de remédios que permitem o controle dos músculos e em alguns casos a realização de uma cirurgia para retirada do timo.

tratamento de bola na garganta em curitiba

Ao longo deste texto mostramos quais são as principais causas da sensação de bolo na garganta. Vimos que em muitos casos, como na ansiedade ou no excesso de muco na garganta, o tratamento é mais simples. Porém, em casos como os problemas na tireoide ou o câncer é preciso ter mais cuidado. Além disso, explicamos quais são os tratamentos de cada um dos problemas.

Gostou de entender mais sobre o assunto? Então não deixe de acessar outros artigos do nosso site!

Abrir Whatsapp
1
Agende sua consulta
Clique abaixo para saber mais detalhes pelo WhatsApp.