Limpeza de Ouvido em Curitiba

Limpeza de ouvido em Curitiba: saiba para que serve, quais os riscos e quando fazer

A limpeza de ouvido permite a remoção do excesso de cera e de sujeiras que se acumularam no canal auditivo por muito tempo. Esse procedimento pode ser realizado por profissionais de saúde capacitados ou pelo próprio paciente com muita atenção e cuidado.

Quer entender mais sobre esse procedimento? Neste texto vamos mostrar para que serve a lavagem de ouvido. Posteriormente, explicaremos quais são os riscos de realizar ele sem acompanhamento e dicas para realizar a limpeza em casa. Por fim, explicaremos quem não deve realizar o procedimento.

Para que serve a limpeza de ouvido em Curitiba?

A cera em excesso pode ser prejudicial para o canal auditivo e consequentemente para a audição do paciente. Isso porque ela pode causar pequenas lesões no canal auditivo, especialmente em pessoas que tem a cera muito seca.

Além disso, a lavagem é um método mais seguro de retirar pequenos objetos que caíram no ouvido. Isso porque ele permite que o objeto se desloque para um local mais fundo e assim cause lesões no interior do órgão. Embora o melhor método de realizar a limpeza seja ir até um otorrinolaringologista, é possível limpar o ouvido com segurança em casa.

Como fazer lavagem de ouvido?

Como já foi dito, o recomendado é fazer a lavagem ouvido com um otorrinolaringologista. Isso acontece porque, quando não realizada corretamente, ela pode acabar empurrando a cera para o fundo do ouvido ao invés de a retirar. Porém, ainda é possível fazer a limpeza em casa com as seguintes técnicas:

Aplicar gotas de óleo mineral

Uma forma segura de limpar o ouvido em casa é utilizar gotas de óleos minerais. Você pode aplicar no canal auditivo 2 ou 3 vezes por dia 3 gotas de um óleo mineral, como óleo de abacate ou de amêndoas doces. Esse procedimento deve ser feito durante duas ou três semanas. Ele ajudará a amolecer a cera de forma natural e consequente auxiliara na sua remoção.

Usar remédios de farmácia

Os remédios de farmácia facilitam que a cera seja amolecida e assim ela possa ser retirada do canal auditivo. Eles podem ser comprados sem receita médica. Porém, o aconselhável é que sejam usados somente após avaliação médica. Isso porque a pessoa pode ter infecções ou outros problemas que precisam de tratamento.

Fazer irrigação do ouvido

Um método eficaz e seguro para ser realizado em casa é a irrigação do ouvido. Para isso, você precisará usar uma seringa de bulbo e seguir as etapas de uso do objeto para limpar o seu ouvido.

Usar vela hopi (cone chinês)

Essa é uma técnica usada há séculos na China. Ela consiste em colocar um cone quente no ouvido para que a cera possa se derreter e assim fique mais fácil de ser retirada. Entretanto, essa técnica não é muito recomenda por médicos, pois pode causar queimaduras e lesões no ouvido.

Quais são os riscos da limpeza de ouvido em Curitiba?

Quando feita por um otorrinolaringologista, a lavagem de ouvido é um procedimento seguro. Porém, ela ainda pode apresentar alguns riscos para o paciente, ainda mais quando feita em casa. Veja alguns deles abaixo:

  • Perda temporária de audição: quando a limpeza causa inflamação no ouvido;
  • Infecção no ouvido: quando o canal auditivo não é seco corretamente após a lavagem;
  • Vertigens: a limpeza pode interferir nos líquidos naturais do ouvido, o que pode causar vertigens;
  • Perfuração no tímpano: em casos raros, a limpeza pode empurrar a cera para dentro do ouvido e causar a perfuração;

Por que não limpar os ouvidos com hastes flexíveis?

O uso de hastes flexíveis (cotonetes) ou qualquer outro objeto pontiagudo não é recomendado por médicos. Isso acontece porque as hastes são muito grandes e acabam empurrando o excesso de cera para dentro do canal auditivo. Além disso, outros objetos pontiagudos podem perfurar o tímpano, causar infecções e até mesmo a perda da audição.

Quem não deve fazer a lavagem de ouvido em Curitiba?

A lavagem de ouvido é segura e pode ser realizada pela grande maioria das pessoas. Entretanto, para quem já perfurou o tímpano, tem infecção de ouvido ou alguma doença que enfraquece o sistema imune (como a diabetes), ela deve ser evitada.

Ao longo do texto explicamos o que é a limpeza de ouvido. Primeiramente, explicamos para que serve o procedimento e quais são os seus riscos. Posteriormente, explicamos quando deve ser feita a lavagem de ouvido e como fazer esse procedimento, tanto em casa como em clínicas. Por fim, explicamos quem não devem fazer a lavagem de ouvido.

Gostou de entender mais sobre esse assunto? Então não deixe de acessar outros artigos do nosso site!

AGENDE SUA CONSULTA
Abrir Whatsapp
1
Agende sua consulta
Clique abaixo para saber mais detalhes pelo WhatsApp.