Dor de Ouvido Curitiba: Tratamento da Dor de Ouvido

Dor de ouvido: saiba quais são as principais causas e o que pode ser feito

A dor de ouvido é mais comum em crianças, mas pode também acometer adultos de todas as idades. Várias são as causas da dor, desde problemas nos dentes, a entrada de água e até mesmo micose nos ouvidos. Ela costuma incomodar muito e normalmente requer o tratamento de outros problemas corporais para ser resolvida.

Quer entender mais sobre essa dor que incomoda a tantas crianças e adultos? Neste texto vamos explicar quais são as causas da dor e o que pode ser feito. Primeiramente, listaremos quatro das principais causas. Depois, mostraremos quais são os principais sintomas e por fim algumas alternativas de tratamentos.

Causas da dor de ouvido

A dor de ouvido é um problema que costuma incomodar a muitas pessoas. Ela pode ser causada devido a infecções na região ou devido a outros problemas de saúde. Confira quais são as principais causas:

Entrada de água

A entrada de água pode ocorrer durante o banho ou na entrada de piscinas e mar. Quando isso acontece, o problema pode ser acompanhado de secreções no ouvido e pode até mesmo levar a perda da audição. Para tratar a dor causada pela entrada de água, a pessoa pode combinar o uso de anti-inflamatórios com bolsa de água morna no local. Além disso, é preciso retirar a água do ouvido ao inclinar a cabeça para baixo.

Amigdalite

Outra causa comum das dores de ouvido é a infecção de garganta conhecida como amigdalite. Ela é causada devido a presença de fungos, vírus ou bactérias que causam o desconforto na garganta e nos ouvidos. Para tratar o problema, é preciso consultar um médico que receitará o medicamento necessário.

Sinusite

A rinossinusite é a inflamação dos canais nasais e pode não somente afetar o nariz, mas também causar dores de cabeça e ouvido. Ela normalmente é provocada por alergias, infecções por vírus, fungos e bactérias. Para tratamento do problema, podem ser realizadas lavagens do nariz com soro fisiológico a fim de remover as secreções nasais. Além disso, em alguns casos é preciso o uso de medicamentos prescritos por médicos.

Nascimento do siso

Quando os sisos começam a nascer, podem acontecer infeções e inflamações próximo à articulação da mandíbula. Assim, as dores de dente podem também afetar o ouvido. Para tratamento, não é necessário nenhum medicamento específico somente o uso de bolsas de água morna e analgésicos que aliviarão a dor. Além disso, em alguns casos é necessária a extração do siso.

Sintomas da dor de ouvidos

Além de causar dor intensa no local, esse problema ainda pode ocasionar alguns outros sintomas a depender da idade da pessoa. Sendo assim em crianças pequenas os sintomas são:

• Demonstrar sinais de perda de equilíbrio;
  • Temperatura alta (38C ou mais);
  • Não reagir a sons;
  • Não se alimentar;
  • Ficar irritada, não conseguir descansar ou dormir;
  • Esfregar ou puxar a orelha constantemente.

Já em adultos os sintomas são os seguintes:

• Dor intensa;
  • Coceira;
  • Febre;
  • Perda de apetite;
  • Zumbido;
  • Perda da qualidade de audição;
  • Secreção;
  • Sensação de corpo estranho na orelha.

Diagnóstico da Dor de Ouvido

Para diagnosticar o problema, o médico avaliará o histórico de outras inflamações no local. Além disso, avalia-se se o paciente inseriu algo em seu canal auditivo e sintomas de outras doenças que podem ser associadas as dores de ouvido.

Tratamento da Dor de Ouvido em Curitiba

Os tratamentos para dor de ouvido dependem das causas do problema. Porém, a dor ainda pode ser amenizada com o uso de analgésicos (como a dipirona, o paracetamol e o ibuprofeno). Além disso, devem ser feitas compressas frias ou quentes de água no local. Além disso, não se deve nunca deixar de consultar um médico para tratamento correto.

Recomendações para evitar a dor

Para não ter dores de ouvido, é possível seguir alguns cuidados com a região. Sendo assim, não introduza nenhum objeto no seu canal auditivo (como hastes flexíveis). Além disso, evite deixar entrar água nos ouvidos e fique sempre atento a possíveis inflamações.

tratamento da dor de ouvido em Curitiba

Ao longo deste texto mostramos quais são as principais causas dor de ouvido. Mostramos que é comum que a dor surja como sintoma de outras doenças que merecem cuidado, como é o caso da amigdalite e da sinusite. Depois, mostramos quais são os principais sintomas de quem sofre com essa dor e como é realizado o diagnóstico. Por fim, mostramos quais são as alternativas de tratamento para a dor.

Gostou de entender mais sobre esse assunto? Então não deixe de acessar outros textos do nosso blog!