Como viver com rinite em Curitiba?

Rinite e Curitiba
Como viver com Rinite em Curitiba

COMO VIVER COM RINITE EM CURITIBA OU SE RINITE TEM CURA PRINCIPALMENTE QUEM MORA EM CURITIBA?

Sabia que Curitiba é a Capital da Rinite ?

Sim, por alguns motivos:

1- Curitiba, por ser uma cidade grande, tem poluição. E quando o índice de umidade está muito baixo, o nível de poluição fica mais intenso e desta forma, piora as queixas nasais como a rinite e/ou pulmão (asma/bronquite) e olhos (conjuntivite alérgica)

2- Por ser uma cidade arborizada, com muitos parques e praças, as pessoas que sofrem com a Rinite Alérgica pelo pólen podem piorar dos seus sintomas principalmente na estaçāo da primavera

3- Curitiba é uma cidade em que o clima é muito instável: uma hora está frio, depois esquenta e no final do dia, pode chover e esfriar novamente.

Ou seja, quem tem rinite e vive em Curitiba tem mais dificuldade para controlar os sintomas de rinite.

Onde fazer tratamento para Rinite em Curitiba?

Dr. Paulo Mendes Jr
Dr. Paulo Mendes Jr Otorrinolaringologista no Centro da Rinite e Alergia do Hospital Ipo em Curitiba

O ideal é procurar um médico otorrino ou um alergista que trate a rinite em Curitiba. O foco tem que ser investigar com exames de alergia a causa da rinite e nāo somente tratar os sintomas da rinite.

Existe uma centro especializado em Curitiba para tratamento de rinite que se chama: Centro da Rinite e Alergia do Hospital IPO.

Com um profissional,  por exemplo o Dr. Paulo Mendes Jr – Otorrino em Curitiba especializado na área, ele avaliará e te indicará tratamento não somente para os sintomas da rinite  que sāo:

• a obstrução nasal ou seja o nariz entupido,
  • a coceira que pode ser de nariz, garganta e olhos,
  • espirros e
  • coriza

Como também investigará o que causa especificamente estes sintomas em você. Com o motivo que ocasiona a sua rinite sendo confirmado com resultados positivos em exames de alergia, o tratamento poderá ser mais direcionado ou seja mais especifico e desta forma, voce poderá ter  um controle da rinite e  melhora da qualidade de vida para quem sofre de rinite em Curitiba.

Existe tratamento com vacinas para rinite em Curitiba?

Sim, existe tratamento com vacinas para rinite em Curitiba. É possível ter este tratamento mais especifico que trata a causa da rinite no Centro da Rinite e Alergia do Hospital IPO.

O nome correto da vacina é imunoterapia especifica de rinite. Ela já existe em Curitiba há mais de 15 anos. Ela pode ser de duas maneiras :

• injetável ou seja através de injeções no antebraço semanalmente, depois quinzenalmente e depois mensalmente por vários anos
  • ou a base de gotinhas embaixo do lábio inferior, três vezes na semana por vários anos ( que nos últimos anos tem sido a escolhida pelos pacientes).

Existe vacina de rinite aplicada na farmácia?

Você pode estar se perguntando: Mas nāo existe uma vacina de rinite que seja somente uma injeçāo em que se aplica na farmácia e resolve? Ou uma vacina de rinite anual como a da gripe?

Entāo sāo duas coisas diferentes nestas perguntas:

• Nāo existe uma vacina de rinite anual como a da gripe. Lembre a rinite nāo tem cura e sim controle, a ideia da vacina de rinite é criar uma resistência a um alergeno ou seja ao causador da rinite, diminuindo a sensibilização a uma reação alérgica.
  • A vacina da gripe é diferente: é para aumentar os anticorpos contra o vírus que causa a gripe(influenza)
  • E sobre a injeção para a rinite que se toma na farmácia, é algo que precisamos reforçar que deve ser evitado. Esta injeçāo nāo é a imunoterapia ou seja a vacina de rinite precisamente e sim uma INJEÇĀO DE CORTICÓIDE que algumas pessoas usam PARA A RINITE. Mas infelizmente, esta injeção de corticóide, pode ocasionar muitos efeitos colaterais: engordar, aumento de pêlo no rosto, espinhas, problemas no fígado, aumento de pressão arterial e diabetes. Ou seja, você terá muitas complicações para um tratamento de rinite que você poderia simplesmente utilizar outras opções.

A Vacina de Rinite é para todo mundo?

A Vacina de Rinite em Curitiba é um tratamento somente indicado para quem tem sintomas de rinite e que o incomodam a vários anos.

E consequentemente, estes sintomas de rinite trazem um prejuízo para a qualidade de vida, seja no trabalho (adultos), colégio (crianças e adolescentes) e um dos momentos do dia em que mais incomoda é a noite na hora de dormir, pois quem consegue dormir com o nariz obstruído ou seja entupido ou com crises de espirros e coceira?

É necessário realizar exames de alergia para investigar a causa desta rinite, pois será através deste exame que será avaliado a indicação do tratamento de vacina de rinite em Curitiba como também qual a composição da sua manipulação em laboratório especializado.

E os exames principais para investigar a rinite sāo:

• Exames de sangue em laboratórios de análises clínicas
  • Teste cutâneo ou prick test: é um exame realizado somente em clinicas especializadas, no antebraço dura geralmente 20 minutos, praticamente indolor. Será pesquisado os principais causadores de rinite alérgica : ácaros (colchāo, sofá, travesseiro), pólen (praça, jardins, parques), animais (cāo e gato), fungos (bolor, mofo, ) insetos (mosquitos e baratas), alimentos (leite, crustáceos, etc)

Agendar uma consulta com otorrino em Curitiba para tratamento de rinite

Entāo você viu que nāo é tāo simples realizar o tratamento da rinite ou seja somente indicar um spray no nariz e ou um antialérgico. Por isto, é aconselhável agendar uma consulta com um médico com experiência de muitos anos no tratamento da rinite em Curitiba

O agendamento da consulta pode ser online por telemedicina ou presencialmente.

Neste link, você poderá saber como estāo os cuidados para realizar a consulta presencialmente neste momento de pandemia

E neste outro link, é explicado como sāo realizadas as consultas online por telemedicina.

Gostaria de agendar um horário para consultar com o Dr Paulo Mendes Jr  Otorrino em Curitiba?

Dr. Paulo Mendes Jr. | Otorrinolaringologista ?Centro de Rinite do Hospital IPO – Av. Rep. Argentina, 2069 – Água Verde, Curitiba – PR.

☎ (41)3093-9796 (41)3314-1500

Agende uma consulta com o Dr. Paulo pela internet: http://bit.ly/2MjXSmB

Conheça minhas outras mídias sociais:

?Instagram: https://www.instagram.com/drpaulomendesjr.otorrino

?Youtube: https://www.youtube.com/c/DrPauloMendesJrOtorrinoemCuritiba?sub_confirmation=1

Facebook : https://www.facebook.com/drpaulomendesjr.otorrino

?Meu Site: https://www.otorrinoemcuritiba.com

?Telegram:https://t.me/s/Dr_Paulo_Mendes_Jr_Telegram

?Podcast: OtorrinoCast no Spotify, Apple Podcast, Deezer

? Deezer: https://www.deezer.com/show/927392

?Spotify: OtorrinoCast: Dicas de saúde para o seu ouvido, nariz e garganta

OtorrinoCast: Dicas de saúde para o seu ouvido, nariz e garganta