Limpeza de Ouvido

Você deve ou não fazer limpeza de ouvido?

É uma pergunta que a maioria dos pacientes nos faz.

O ideal é o paciente não colocar nada dentro do ouvido ( cotonete, álcool, água oxigenada, grampo, chave, alho, óleo de cozinha, pó de café, etc)

Lembrem: CERA É PROTEÇÃO E NÃO É SUJEIRA!

Pois a cera ou cerume, ele tem algumas funções:

– protege a quadros infecciosos, pois tem produtos bactericidas e fungicidas – evita entrada de corpos estranhos/insetos no ouvido .

– hidrata o canal do ouvido, desta forma evitando coceira e ressecamento/eczema no ouvido!

A cera tem varias fases de evolução:

Começa : líquida, depois pastosa e por final sólida.

E a coloração muda: transparente, amarela, alaranjado, marrom e preta!

O próprio ouvido faz uma auto limpeza, ou seja, expulsa aquele cerume mais antigo!

Tem pacientes que produzem muita cera( por causa da pele oleosa) e isto pode incomodar a audição!

Desta forma, é orientado, pelo menos uma vez por ano, procurar um #otorrino para ele ver a necessidade de se retirar o excesso em consultório!

No consultório, pode ser retirado com o médico através da lavagem de ouvido, cureta ( conforme o vídeo) ou aspiração!

Não tentar realizar em casa, pois pode empurrar mais a cera e com consequências drásticas como perfuração de membrana timpânico e/ou infecções por machucar o ouvido!

Não aconselho fazer uso destes procedimentos alternativos como cone chinês/hindu pois já tive pacientes com problemas de ouvido após a sua realização!

SEMPRE procure um MÉDICO OTORRINO que é o profissional capacitado em manipular o ouvido! Não tenha o risco de prejudicar a sua audição por uma simples limpeza de ouvido realizada inadequadamente!

Dr. Paulo Mendes Jr

Otorrinolaringologista

CRM 22667

Tel: 41-3314-1500 / 3093-9796

Clique abaixo para saber mais detalhes pelo WhatsApp.