Paulo da Veiga Ferreira Mendes Junior - Doctoralia.com.br

Como devo fazer a limpeza dos ouvidos?

Home / Videos/Entrevistas / Como devo fazer a limpeza dos ouvidos?
Como devo fazer a limpeza dos ouvidos?

Você deve ou não fazer limpeza de ouvido?

É uma pergunta que a maioria dos pacientes nos faz.

O ideal é o paciente não colocar nada dentro do ouvido ( cotonete, álcool, água oxigenada, grampo, chave, alho, óleo de cozinha, pó de café, etc)

Lembrem: CERA É PROTEÇÃO E NÃO É SUJEIRA!

Pois a cera ou cerume, ele tem algumas funções:

– protege a quadros infecciosos, pois tem produtos bactericidas e fungicidas – evita entrada de corpos estranhos/insetos no ouvido .

– hidrata o canal do ouvido, desta forma evitando coceira e ressecamento/eczema no ouvido!

A cera tem varias fases de evolução:

Começa : líquida, depois pastosa e por final sólida.

E a coloração muda: transparente, amarela, alaranjado, marrom e preta!

O próprio ouvido faz uma auto limpeza, ou seja, expulsa aquele cerume mais antigo!

Tem pacientes que produzem muita cera( por causa da pele oleosa) e isto pode incomodar a audição!

Desta forma, é orientado, pelo menos uma vez por ano, procurar um #otorrino para ele ver a necessidade de se retirar o excesso em consultório!

No consultório, pode ser retirado com o médico através da lavagem de ouvido, cureta ( conforme o vídeo) ou aspiração!

Não tentar realizar em casa, pois pode empurrar mais a cera e com consequências drásticas como perfuração de membrana timpânico e/ou infecções por machucar o ouvido!

Não aconselho fazer uso destes procedimentos alternativos como cone chinês/hindu pois já tive pacientes com problemas de ouvido após a sua realização!

SEMPRE procure um MÉDICO OTORRINO que é o profissional capacitado em manipular o ouvido! Não tenha o risco de prejudicar a sua audição por uma simples limpeza de ouvido realizada inadequadamente!

CRM/PR 22667 RQE 16683
?Centro de Rinite do Hospital IPO – Av. Rep. Argentina, 2069 – Água Verde, Curitiba – PR.
☎ (41)3093-9796 (41)3314-1500
Clique e se direcione para cada mídia social : Facebook, Instagram e Youtube:

Meu Facebook
Meu Instagram
Meu canal do Youtube

Meu Podcast

: otorrino em curitiba,  otorrino unimed curitiba, cera no ouvido curitiba, medico amígdala curitiba, hospital ipo curitiba, otorrino  particular curitiba, otorrinolaringologista em curitiba, melhor otorrino em curitiba, surdez curitiba,  limpar ouvido curitiba, quanto custa limpar o ouvido curitiba,  tirar cera do ouvido curitiba, podcast otorrino , lavagem de ouvido curitiba